users online

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.


ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os animais vão para o céu?


Os animais vão para o céu?

Esta pode ser uma questão para a qual nunca se venha a obter uma resposta. Mas alguns escritores, poetas e homens de religião expressaram a sua opinião sobre a alma dos animais e se estes entram ou não no céu.


Pensas que os cães não vão para o céu? Eu digo-te, eles vão lá estar muito antes de algum de nós .
Robert Louis Stevenson


O cão é um gentleman; Espero ir para o céu dele, e não para o do Homem.
Mark Twain, carta para W.D. Howells, 2 Abril 1899

O destino dos homens é o mesmo que o dos animais. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal. Tudo o resto é insignificante. Todos têm o mesmo destino; todos vêm do pó e em pó se irão tornar.
Eclesiastes 3:19-20


Se o céu existe, é certo que os nossos animais são para lá estar. As vidas deles tornam-se tão interligadas às nossas, que iria ser preciso mais do que um arcanjo para as desembaraçar.
Pam Brown


Se não há cães no céu,
Quando eu morrer, quero ir
Para onde eles foram.
Will Rogers, 1897-1935


Se tenho alguma crença sobre a imortalidade, é a de que os cães que eu conheço vão para o céu e muito poucas pessoas irão.
James Thurber


O céu rege-se por favores, se fosse por mérito, tu ficarias de fora e o teu cão entrava.
Mark Twain


O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas criaturas.
Salmo 145:9


Queres um amor perfeito? Procura no céu. A coisa mais próxima que encontras na Terra é o cão.
Lionel Fisher, Celebrating Time Alone: Stories of Splendid Solitude


Quem é que acredita que não há uma alma por detrás
daqueles olhos luminosos.
Theophile Gautier


Se ter uma alma significa ser capaz de sentir amor e lealdade e gratidão, então os animais estão em melhor posição do que os humanos.
James Herriot


Um cão tem a alma de um filósofo.
Platão


A certa altura a Igreja Católica debateu muito seriamente a questão sobre se os animais têm ou não uma alma: iriam os bons cães para o paraíso e os maus, que roubaram umas fatias de fiambre, arderiam no inferno para toda a eternidade. A negação da alma foi votada: mas é suficiente para honrar a espécie em causa que a questão tenha sido colocada.
Alfred Barbou


A alma é a mesma em todas as criaturas, embora o corpo de cada seja diferente. Hipócrates

14 comentários:

  1. Não é surpresa que os pensadores conservadores neguem a possibilidade de os animais terem alma. Afinal, há apenas quinhentos anos, os teólogos europeus estavam a discutir se os negros e os índios tinham almas! E, há oitocentos anos o grande doutor Angélico (Santo Tomás de Aquino) era contrário à Doutrina da Imaculada Conceição por ir contra aos ensinamentos de Aristóteles de que a alma humana só poderia ser criada na décima quarta semana de gestação, o que a tradição muçulmana, através de Averróis, ainda hoje aceita, infelizmente, permitindo o aborto antes desse período. Hoje sabemos, atravéz de teólogos iluminados, como Leonardo Boff, que a ressurreição da carne se dá na hora da morte, pois a dicotomia corpo-alma é inexistente nas Sagradas Escrituras e que entrou na tradição cristã pelo helenismo patrístico. Sendo assim, como os animais, o homem é corpo e só pode subsistir no pós-morte, com um corpo redivivo e incorruptivel por obra do amor de Deus. Tenho certeza que na hora da morte ressuscitamos, e os animais também!

    ResponderExcluir
  2. O Islã ensina também a ressurreição dos animais. Ibn Tayniyya escreve a este respeito: “Quanto aos animais selvagens, Deus, que seja louvado, os reunirá e ressuscitará como está indicado no Livro da Tradição (suna).”

    Àn-Nawawi explicou no seu comentário de Muslim, o que se segue: “Esta é uma afirmação da Ressurreição dos animais selvagens no Dia do Julgamento e do seu retorno ao que eram na terra, como acontece aos humanos responsáveis, às crianças e aos loucos, bem como àquele que não recebeu a mensagem do Profeta Maomé. É o que demonstram as provas (citadas) do Alcorão e da Suna. Deus disse: “Quando os animais selvagens forem reunidos” (81,5)… Quanto ao julgamento em favor do animal sem corno, contra aquele que o terá, não é um Julgamento de responsáveis, uma vez que os animais não o são, mas é um julgamento de confrontação.”

    ResponderExcluir
  3. Esta pergunta sempre esteve presente em embates teológicos no Medievo. A Igreja Católica deixa os teólogos debatê-la desde há séculos e, curiosamente, para uma questão aparentemente secundária, este debate foi apaixonado. É que a espiritualidade das grandes ordens religiosas transparece aí na sua consequência mais inesperada. Os Dominicanos, na sequência de S. Tomás, atentos ao essencial que é a finalidade última (a Visão beatífica), opuseram-se formalmente à presença de animais e plantas no mundo mineral incorruptível da ressurreição. Os Franciscanos, pelo contrário, foram mais femininos na sua teologia, mais atentos aos pequenos nadas que manifestam Deus. A cada um de elaborar uma opinião, sabendo no entanto que os animais são incapazes, por natureza, de uma beatitude espiritual.

    A opinião do grande teólogo suíço Hans Urs von Balthasar: “Segundo S. Tomás, no mundo da ressurreição apenas entram os corpos dos homens e o mundo mineral; o mundo vegetal e animal, porque está submetido ao modus caeli doravante suspenso, e porque a visão de Deus não lhe diz respeito, cai muito simplesmente no nada. Este veredicto cruel contradiz a sensibilidade vetero-testamentária em favor do cosmos animado, solidário do cosmos humano (cf. Salmo 10, Salmo 104, Génesis, 1, etc.), bem como as representações dos profetas e do judaísmo propondo a salvação segundo a figuração da paz reinando entre todos os animais (Isaías 11, Jeremias 29,6). Contradiz também, esta sensibilidade profunda.” BALTHASAR H, U., La dramatique divine IV, le dénouement, Culture et Vérité, Namur 1993.

    ResponderExcluir
  4. O que significa que um animal vá para o céu? Significa que o corpo dele é revestido de incorruptibilidade e de claridade pelo poder divino. Em consequência, a procura de alimento desaparece, o que exclui do mundo novo as leis naturais em que o mais forte come o mais fraco. Da mesma forma, a geração não mais é possível. Os animais e as plantas estarão, pois, presentes por causa da sua beleza e viverão uma vida comum pacífica. Segundo a capacidade de cada um, viverão uma certa beatitude sensível, uma vez que o seu apetite natural será saciado. Cada animal será ressuscitado individualmente? Não convém que um apetite natural seja frustrado. Segundo o seu apetite natural, os animais e as plantas desejam existir perpetuamente, se não como indivíduos, pelo menos enquanto espécie. É a isso que se ordena a sua geração natural, como dizia o Estagirita. Quanto a saber se cada animal individual ressuscitará, várias opiniões existem. Segundo alguns, convém que Deus crie de novo cada indivíduo que deve ser recompensado pelo serviço prestado a nós pela sua passagem na terra, e em compensação dos múltiplos sofrimentos sensíveis que passou. Esta restauração, evidentemente, é bem possível ao poder de Deus que “conta mesmo os cabelos dos homens”. Segundo outros, basta que os animais voltem segundo a sua espécie, porque, desta forma, a aspiração geral que está neles e que é antes de mais, relativa à conservação das espécie, está satisfeita. Obviamente optamos pela primeira hipótese, sem hesitar.

    ResponderExcluir
  5. Na madrugada do dia do Sagrado Coração de Jesus (26-6-11), perdi meu querido amiguinho Ucho, um gato muito lindo, alegre e carinhoso e que sempre foi meu companheiro de trabalho em meu escritório. Tenho certeza que o encontrarei no Céu, pela misericórdia de Deus. No Céu, há coisas materiais sim, e hoje lá estão os corpos de Jesus e Maria. Se há matéria corporal no Céu, certamente haverá um mundo material composto de coisas belas como as da terra e nada mais belo do que o olhar inocente e alegre dos animalzinhos, como foi o do meu querido Ucho.
    Kiko, meu amado filho, seu priminho estará nos aguardando e um dia todos nós estaremos juntos, mamãe e papai. Tenho confiança nisto. Amém, assim seja, assim espero. Claudio

    ResponderExcluir
  6. Deus,que é infinita misericórdia, não vai nos privar no céu de nossos amiguinhos singelos e pueris. Há de ter reservado para todos um cantinho especial onde poderemos conviver e estarmos juntos para sempre. Eternamente, sem nos preocuparmos como ou quando será o fim dessa convivencia bonita que preencheu momentos tão especiais na terra.
    Termos nossos amiguinhos já é obra de uma infinita bondade e caridade, para conosco,ajudando-nos a superar momentos amargos, difíceis, que nossa inteligência parca não tem alcance para entender os designios de Deus.
    Essas dádivas singelas mostram a grandeza dos amores incondicionais que os bichinhos nos devotam,por vezes, até maltratados, desprezados, relegados as últimas escalas das preocupações de seus donos. Mas eles estão sempre ali, à espera de um olhar, de um afago, de um psiu. Sempre dispostos alegrinhos vindo ao nosso encontro, são capazes de correrem qualquer risco ou enfrentar qualquer obstáculo para chegarem perto de nós sentirem o calor de nosso corpo, nos roçar com seus corpinhos indefesos demonstrando seus amores, suas necessidades, dando e buscando uma troca de energia boa que preenche qualquer vazio, por maior que seja.
    Que Deus abençoe muito nossos amiguinhos que se vão e proteja com suas mãos fortes e poderosas nossos bichinhos que estão em nosso meio, dando-lhes saúde e virilidade para poderem cumprir suas curtas jornadas entre nós.
    Sem o encanto deles nosso mundo despojado de alegrias profundamente sinceras. Nossos sorrisos não teriam o mesmo brilho, nossos amanhãs não teriam a mesma magia.
    Se voce nunca abriu uma janela e deu de cara com algum bichinho,voce não conhece a frugalidade da beleza nesta supresa boa!
    São Francisco criou um circulo de amor em volta de si com os bichinhos. O que nos impede de usar esse manto de proteção também. Talvez não sejamos admirados por isso, mas estaremos muito bem conosco. Não tem segurança e proteção mais perfeita que o amor. Sonia esposa do Claudio, pais do Kykinho.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Sonia

    Lindo!!!!
    Obrigada por lindas palavras e me deixar ver seu coração de Amor!

    Com o meu carinho...
    Rejane

    Meu Amado São Chiquinho, coloque suas mãos sobre nossos Anjos que neste
    momento precisam de ti!
    Sabedora do seu Amor atendei ao nosso pedido,

    Obrigada!

    Que hoje haja PAZ dentro de mim, que eu possa confiar no poder mais
    alto que é Deus, pois estou exatamente onde devo estar.
    Que seja feita a vontade de Deus!!
    Nosso Pai que eu não esqueça as possibilidades infinitas que nascem da FÉ,
    que eu possa usar estas bênçãos que são dadas,
    que eu possa me sentir satisfeito sabendo que sou filha de Deus,
    e, permita-me Senhor que sua presença se estabeleça em
    meus gestos de FÉ a minha alma a liberdade para cantar e dançar
    e se aqueçam na LUZ que está aqui para todos nós!!!
    Amém!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou sua Estrela

    Quando você olhar para as estrelas a noite,
    Você me verá brilhando, a estrela mais brilhante
    que você puder ver
    tenha certeza de que sou Eu!
    Vou brilhar com toda a minha força, na esperança de
    fazer o seu fardo mais leve.
    Orando para que você não sofra e perceba, e com o tempo
    acabará por ver que o que você fez por
    mim é um libertar!
    Meu corpo não pode vir quando você me chama, mais te sinto
    sempre perto de mim.
    Nos sonhos você vai me sentir, talvez me veja,
    ou um simples suspiro,
    esse é o meu Amor sempre próximo.
    Nas aberturas do Céu derramarei meu brilho sobre você,
    para te avisar...
    Quero te ver Bem!
    Estou em Paz!
    Ucho

    ResponderExcluir
  9. Querida e amada esposa Sonia, agradeço suas palavras maravilhosas e que me dão alento nesta hora de dor e saudade. O vazio é grande e a tristeza imensa, mas a confiança e a esperança não devem morrer jamais e são elas que nos levam adiante para que ao final estejamos novamente juntos e felizes. Sem amor a vida não tem sentido e o Amor maior é imenso e não nos desapontará, mas ao contrario, nos trará enormes alegrias na vida que todos esperamos.... Claudio.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, querido Ucho por me dizer tão lindas palavras e mensagens tão belas por meio da voz da Capelinha, que li com lágrimas nos olhos e uma profunda saudade no coração. Sei que você estará me esperando no dia tremendo do Juizo, com sua carinha alegre e luminosa e aí seremos felizes novamente. Até um dia.....
    (Agradeço de coração por este site existir e peço a Deus e São Francisco que ele sempre leve mensagens de fé e esperança como estas que recebi de vocês. Obrigado Rejane, que Deus lhe pague sempre por este bem que você faz. Claudio)

    ResponderExcluir
  11. Amigo Claudio
    Postei sua homenagem ao Ucho no Memorial
    link
    http://capelinhasaofrancisco.blogspot.com/2011/06/ucho-saudades.html#comments

    Deus abençoe vc e sua familia!
    Que São Francisco te leve a Paz!

    Abraços

    Rejane

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas os animais vão para o céu, são criaturas maravilhosas, alegres, que só tem a nos oferecer alegrias. Aquele que maltrata um animal, este sim , que pena eu tenho ... infelizmente não terá as portas do céu abertas para o mesmo !
    Papai do Céu olhe sempre pelos animais que eles merecem Seus cuidados!

    ResponderExcluir
  13. Em Apocalipse,22;15 ( Fora ficam os Cães, os feiticeiros,Os Impuros, Os Assasinos, Os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.

    ResponderExcluir
  14. Saudades eternas do meu gatinho que partiu há 3 dias... é um sofrimento muito grande! O que me consola é saber que neste momento você está no céu junto de Deus pai, tenho certeza disso!
    Animais tem alma, e um dia sei que iremos nos reencontrar de novo. A mamãe ama muito você! Meu Deus cuide do meu animalzinho!

    ResponderExcluir

Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!

Nosso pedacinho do céu...