.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estrelinha Minne



Minne

Ontem (28/10) perdemos nossa gatinha Minne... ela foi encontrada dentro de um saco de ração no lixo!

Meus olhos se inundam de lágrimas ao querer contar a história da nossa princesa.. Com apenas um aninho de idade e muita coisa ainda pra viver ela foi tirada de nós violentamente!

A dor e a culpa é algo imensurável... não estávamos com ela pra acalma-la e conforta-la. Não sabemos se ela sofreu, só que ela se foi!

Daria qualquer coisa pra voltar no tempo e não ter deixado ela ir passear naquele dia,... hoje ela estaria aqui ainda, com seus olhinhos azuis me acordado com miados estridentes nos meus ouvidos!

O pesar é algo imenso, a dor e inimaginável.. Só quero que ela vá para um lugar bom agora, onde não exitam pessoas más o suficiente para fazer com animais o que fizeram com nossa princesa!

Nós te amamos e a saudade já é imensa!!
Que São Francisco te acolha de braços abertos e que tu ilumines tudo ai em cima como iluminavas aqui...

TE AMO MINNE

Marina E Karla

Estrelinha Mimoso


Mimoso

Saudades...

Daniel Gabarron

Eu sou sua estrela

Quando você olhar para as estrelas a noite,
Você me verá brilhando, a estrela mais brilhante
que você puder ver
tenha certeza de que sou Eu!
Vou brilhar com toda a minha força, na esperança de
fazer o seu fardo mais leve.
Orando para que você não sofra e perceba, e com o tempo
acabará por ver que o que você fez por
mim é um libertar!
Meu corpo não pode vir quando você me chama, mais te sinto sempre perto de mim.
Nos sonhos você vai me sentir, talvez me veja,
ou um simples suspiro,
esse é o meu Amor sempre próximo.
Nas aberturas do Céu derramarei meu brilho sobre você,
para te avisar...
Quero te ver Bem!
Estou em Paz!

                                                                                                     CSF



Um dia a saudade deixa de ser dor e vira história pra contar e guardar pra sempre.
Eles são sim eternos, dentro da gente.


Saudades...
Daniel Gabarron



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estrelinha Freeway



Freeway

Meu companheiro , meu único amigo real que tive nessa vida..........Meu amigo que chorava junto comigo , enxugava as minhas lágrimas!
Que falta vc me faz.
Sempre vou te amar ..Freeway

Tania Sette


Estrelinha Kitty


10/07/2013

Kitty

Minha Kitty partiu dia 10/07 quantas saudades e para minha tristeza meu outro gatinho está em fase terminal e talvez em breve vá fazer companhia à ela, sinto muito sua falta bebê, o que me consola q vc nasceu aqui comigo e se foi comigo, só conheceu sofrimento nos seus últimos dias por causa da doença, uma presença de luz em nossas vidas, te amarei por toda minha vida.

Adriana Santos



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Estrelinha Frederico


07/10/2012

Frederico

FREDERICO meu eterno bêbe tb se foi.
SAUDADE NAO VAI EMBORA- FRED vc foi o gato mais amavel.

Silvia Silveira

Estrelinha Fofo


22/10/2011

Fofo

SAUDADE ETERNA DO MEU FOFO que partiu.
Ninguém vai te substituir, ele foi e sempre será o FOFO!

Silvia Silveira

domingo, 20 de outubro de 2013

Estrelinha Fluk


★ 04/10/2013

Fluk

Perdi meu melhor amigo nesta sexta-feira dia 04/10/2013, por felicidade no dia de São Francisco de Assis que e o protetor de todos animais, a maneira de como meu cão raça boxer cujo nome era FLUK deixou nossa família em especial a mim, ficou uma dor tão forte e um sentimento de culpa pelo ocorrido que parece não vai ter fim.

O meu amigo Fluk que nasceu em 25/11/2005 veio para nossa convivência ainda filhotinho em 10/01/2006, foi criado com muito carinho, com tempo criou-se um elo muito grande entre ele e eu, quase já nem o considerava mais um cão, talvez por ser da raça boxer que e muito interativa , como não foi adestrado tinha mania de tudo que encontrava no chão em por na boca , ficar roendo e muitas vezes engolia, bolinha; prendedor de roupa; pano; e outra coisinhas, por este motivo sempre tive muito cuidado em verificar e sempre olhar e nunca deixar cair objetos no chão, muitas vezes pegava e corria para casinha, e era muito difícil tirar dele e as vezes engolia rapidinho, era danado mesmo. Era sempre acompanhado por veterinário , sempre tomava vacinas corretamente de uns dois anos para cá começou aparecer pequenos tumores na pele Histocitomas que por sorte consegui controlar , e estava já quase sem nada com aplicação diária de iodo 7% no local, durante mais de um ano todos os dias aplicava, sempre meu cuidado com ele era total, afinal era um amigão. Como já mencionei aquela mania de pegar objetos e engolir, apesar de toda vigilância ele chegou a engolir duas esponjas aquelas amarelinha de lavar louça e nunca deu problema ou ele evacuava ou vomitava o objeto, só que agora na quinta-feira dia 03/10/2013 dei a janta para ele, comeu deu sua voltinha no quintal, e se recolheu na casinha foi ai neste momento que fui lavar a sua vasilha no tanque que fica próxima a sua casinha, como sei do perigo de pegar as coisas nunca deixei ao seu alcance porem neste dia como estava deitado dentro da casinha precisei entrar dentro de casa para resolver um problema foi coisa de hum minuto, acabei deixando a esponja em cima do tanque, quando voltei o sabão esta caído dentro do tanque e cadê a esponja, o danado saiu da casinha foi no tanque e pegou a esponja e engoliu, como ele tinha acabado de comer tinha tomado água , e pelo fato de já estar com quase 08 anos, fiquei muito preocupado briguei feio com ele verbalmente dei bronca, daí para frente não falei mais com ele, quando foi lá pelas 22:00 escutei ele vomitando no quintal fui ver tinha colocado a esponja com toda comida junto, fiquei até contente de ter regurgitado a esponja , fiquei tão nervoso com ele que normalmente toda noite antes de dormir dava uma volta com ele no quintal me despedia dele antes de dormir , porem neste dia pelo fato ocorrido, nem olhei para ele, fechei a porta fui dormir, ficamos nesta noite para mim e para ele acredito brigados, no decorrer da noite do dia 03/10/2013 para dia 04/10/2013 não ouvi absolutamente nenhum ruído por parte dele, nada mesmo quando foi de manha assim que abri a porta da minha cozinha vi ele deitado perto da porta, havia saído da sua casinha , ainda chamei ele fluk o que esta fazendo ai, como não respondia fui ver de perto ele estava morto, língua roxa presa na boca entre os dentes e saindo sangue pelo anus , foi um choque não acreditava no que estava vendo e no que tinha acontecido, só me restou enterrar meu amigo no quintal, e ficar um sentimento de culpa e uma dor muito forte de não ter dado pelo menos uma boa noite para ele, foi uma partida dolorosa de um amigo muito querido, não consigo entender por que tinha que ocorrer nestas circunstancias tão perversa, dói muito mesmo. Sua morte provável foi por DILATAÇÃO-TORÇÃO GÁSTRICA.

Obrigado / Jorge Luiz / Suzano/SP

São Francisco de Assis que ele o proteja, foi um amigo fiel, dócil, vai ser sempre lembrado

Odete Domingues Baldinetti

Estrelinha Meg


      16/12/2002
17/10/2013

Meg

A PONTE DO ARCO-ÌRIS

Bem do ladinho do céu tem um lugar chamado ponte do Arco Íris.
Quando morre um animal que foi especial para alguém daqui, esse animal vai para a
ponte do Arco- íris . LÁ existem riachos e colinas para qe nossos amigos possam correr e brincar juntos.
Tem muita comida, água e sol , e nossos amigos estão sempre quentinhos e confortáveis.
Todos os animais que estavam velhos e doentes voltaram a ter vida , vigor e saúde.
Aqueles que estavam doentes e machucados ou aleijados estão inteiros e fortes novamente, exatamente como nossas lembranças dos tempos que já se foram .
Os animais estão felizes e contentes exceto por uma coisinha:
Cada um deles sente falta de alguém muito especial que teve que fica para trás
Todos correm e brincam juntos , mas chega o dia quando um desses bichinhos
subitamente olha para longe.
Seus olhos brilhantes um de cada cor como os dela , estão atentos , seu corpo treme
de ansiedade, de-repente ele começa a correr para longe do grupo , voando sobre o gramado verde , suas pernas indo mais mais rápido .Você foi avistado,você e seu amigo finalmente se encontraram , vocês se abraçam numa reunião feliz, para nunca mais serem separados novamente.. Os beijos alegres chovem sobre seu rosto, suas mãos afagam de novo a cabeça amada, e você pode olhar mais uma vez nos olhos confiantes do seu amigo ausente há tanto tempo em sua vida longe do seu olhar , mas que nunca saiu do seu coração.
Ai vocês cruzam juntos A PONTE DO ARCO- IRIS

Dedico esse texto a minha filha Meg que se foi hoje pela manhã , amamos vc querida
saudades de seus pais Kill , Silmara e seus irmãos Lucca e Jullie, 
e agradeço a Clinica Veterinária VETCARE pelo carinho que cuidou dela



Silmara Ramos Senefonte

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estrelinha Lolô


04/10/2013

Lolô

Saudades de você meu filho... ;(
Hoje é com o coração partido que venho dar um adeus e até breve ao meu filho(Lolô).
Com você meu filho, aprendi a AMAR INCONDICIONALMENTE e você me ensinou muito mais do que eu à você, aprendi a triste arte do desapego. Tive o privilégio de vivermos longos 12 anos juntos com muito amor e alegrias. Hoje sinto um imenso espaço vazio em meu coração, que jamais será preenchido.

TE AMO ETERNAMENTE...

Teresinha Oliveira



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Estrelinha Clara Bella



Clara Bella

Minha 'filinha' Clara Bella que faleceu num acidente aos 5 aninhos e hoje está sendo cremada. 
Ela se foi da vida mas nunca irá de mim. 
Adeus minha filha, que no lugar que você esteja, seja mais feliz, mais do que foi com sua mãe e seus irmãs que sentem muito sua falta. 
Adeus meu anjo. 
Vá com Deus para seu lugar sagrado. 
Você levou meu coração, cuide dele como cuidava, você cumpriu sua missão e sempre te amaremos, Eu mamãe, teu amado Merengue, tuas manas Mell, Preta e a Nana e mais todos seus amiguinhos.


Sandra Tomé Santom

sábado, 12 de outubro de 2013

Estrelinha Duma



Duma

Foste muito especial em nossas vidas, por isto
é difícil segurar o pranto quanto olhamos tua foto
com este olhar meigo.Eras carinhoso, sempre
procurando um colinho, miando a noite na porta do
quarto para dormir junto na cama, junto ao meu braço.
Mesmo, nas últimas horas de sofrimento ronronava baixnho
e parava de gemer, diante de um afago e um colinho.

Que São Francisco te receba e te cure de todas as doenças,
continuas vivo em nosso corações.
Te amamos meu bichano lindo.

Ione Rehm

Estrelinha Nick


10/10/2013

Nick

Bruna/Denise

Eu sou sua estrela

Quando você olhar para as estrelas a noite,
Você me verá brilhando, a estrela mais brilhante
que você puder ver
tenha certeza de que sou Eu!
Vou brilhar com toda a minha força, na esperança de
fazer o seu fardo mais leve.
Orando para que você não sofra e perceba, e com o tempo
acabará por ver que o que você fez por
mim é um libertar!
Meu corpo não pode vir quando você me chama, mais te sinto sempre perto de mim.
Nos sonhos você vai me sentir, talvez me veja,
ou um simples suspiro,
esse é o meu Amor sempre próximo.
Nas aberturas do Céu derramarei meu brilho sobre você,
para te avisar...
Quero te ver Bem!
Estou em Paz!

Nick

                                                                                                      CSF

Estamos todos tristes com a sua partida.
Sabemos que ele esta na ponte do arco Iris brincando com outros animais e feliz!

Claudio Antonio Manzaro



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estrelinha Babi


08/10/2013

Babi

"Minha babi, estrelinha que hoje brilha lá no céu." ♥


Ontem dia 08/10/2013 você me deixou, tão novinha minha bebezinha, tão carinhosa, sempre do meu lado, dormia comigo o dia inteiro, cuidava de mim quando eu estava doente, sempre me dando todo o amor do mundo, sempre comigo nos piores momentos da minha vida, me lambendo e me dando amor! 
Como eu poderia imaginar que você ia me deixar assim tão derrepende, com um ataque fulminante, tão novinha! 
Aí filha, como tá díficil suportar essa dor de não te ter mais aqui do meu ladinho, pedindo maçã, me lambendo até eu não aguentar mais, tem um vazio enorme no meu coração! 
Ontem de manhã eu ainda conversei com você e pedi pra você viver bastante tempo pra cuidar de mim! :'( Será que você queria me dizer alguma coisa? Hoje só quero agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de cuidar de você, sei que também te dei todo o meu amor, e fiz o que eu pude pra que você tivesse uma vida boa, e tenho certeza que você teve, sei também que você sabe de tudo isso, e de alguma maneira tá aqui do nosso ladinho, ou em algum lugar cuidando de nós! 
Eu e a mãe estamos sofrendo muito, mas sei que essa dor um dia vai virar apenas saudade, e eu sempre vou sorrir quando lembrar de você (alías eu acabei de sorrir). 
Aonde você estiver saiba que você é o nosso maior amor e vai ser pra sempre! 
Obrigada por ter nos proporcionado tantas alegrias e momentos bons! 
Te amamos pra sempre bebezinha linda, minha babi. 
 Nosso eterno amor. ♥

Yasmin Mayara Nogosek


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estrelinhas Zandhor & Zeus


       ★ 24/01/2013       ★ 15/08/2013

Zandhor & Zeus

Adeus meus anjos de 4 patas, vocês ficarão pra sempre em minha vida, em minha lembrança!!!
Perdi o Zandhor(esquerda) dia 24 de janeiro, já estava começando a me refazer da dor,quando em 15 de agosto,exatamente 6 meses e 21 dias depois,perdi meu Zeus(direita).
Talvez algumas pessoas podem comentar:..."chorar pela morte de um cachorro?.....é apenas um um cachorro....e eu te direi que não.....não é apenas um cachorro.... Sim, estou chorando sim, mas é pela morte de grandes amigos, os mais fieis de todos, quem mais pode te dar amor incondicional, amizade sem pedir nada em troca, afeição sem esperar retorno, proteção sem ganhar nada, fidelidade 24 h por dia.....sim sempre que me der vontade vou chorar por eles.O fato é,se analisar verá que os cães só tem um defeito....morrerem cedo de mais....e eles te farão sofrer apenas uma vez na vida, quando se vão e deixam um enorme vazio no coração. Fora isso eles são só alegria.
Existem três coisas que preciso dizer: primeiro, desabafar com pessoas que realmente sabe o que estou sentindo, só quem se deixar amar por um cão sabe como é duro perdê-lo.
Segundo, homenagear meus queridos amigos, dizer a todos, como eles eram especiais.
Terceiro, dizer que mesmo que você esteja exausto, cansado, estressado e tudo mais..dedique algum tempo ao seu amigo anjo, pode ter certeza que você será o maior beneficiado com o seu carinho sem contar que amanhã ele pode não estar mais ali para lhe estender a patinha.
Deus com certeza, em sua infinita sabedoria reservou um lugar muito especial para nossos amigos de quatro patas que partiram e quem sabe um dia para minha alegria a gente se encontra lá.
Adeus meus amados cães, vocês foram meus companheiros, amigos e confidente, me ouvindo silenciosos e atentos, querendo de mim só carinho e atenção, meu companheirinhos, os amos muito e ficarei com muitas saudades......sempre, vocês estarão eternamente presente em minha vida. Foi um grande prazer ter estado com vocês nesses dez anos.(essa homenagem se estende a todos os anjos que passaram comigo no decorrer dos meus 49 anos de minha vida).
QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS AMIGOS ANJOS DE QUATRO PATAS!!!

Sandra Regina Palitol



Estrelinha Bethoven


       23/04/2009
15/08/2013

Bethoven

O Bethoven era muito meigo,nunca mordia, ciumento demais eu era só dele ! se eu não fosse no quintal ele viria até meu quarto pra me ver. Olha os dentes q faltam descascava coco a noite toda , igual nunca vi parecia q eu o conhecia de outra vida. Nunca me abandonou .Quando eu saia ele ficava aborrecido e não me dava atenção ele me amou até o ultimo instante de sua vida. Ele era meu filho.
Quando minha netinha chegava ele ficava triste. Se eu brincava com minha neta ele se metia no meio e pegava o brinquedo pra ele. A casa dele era a mesma q a do pai dele o mesmo modelo mais só dormia na do pai . E quando morreu foi pra dele com o nome Bethovem .
Eu sinto q ele virou anjinho e ainda me protege eu te amo demais meu lindo filho. Para sempre Bethoven.
O que mais me tocou foi as lágrimas do pai Bob umas 5 horas ante do filho falecer ele chorou .
Não tinha como eu saber q ele iria nos deixar porque ele estava bem e ainda brincou comigo.Fui tomar banho e do nada ele se foi.
Fica na luz meu bebe!
Você foi um anjo que Deus me enviou!

Val Telles

domingo, 6 de outubro de 2013

Estrelinha Zeus


04/10/2013

Zeus

AMIGOS:
É COM MUITO PESAR, QUE COMUNICO O FALECIMENTO DO TÃO AMADO ZEUS, DIA 04/10/2013, AS 13:20HS.
ZEUS SERÁ ETERNAMENTE O MEU BEBE E COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS, E É TÃO ESPECIAL QUE MORREU NO DIA DE SÃO FRANCISO DE ASSIS.
SEI QUE AGORA ELE ESTÁ EM UM LUGAR MARAVILHOSO, MAS SÓ NÓS QUE AMAMOS VERDADEIRAMENTE OS ANIMAIS SABEMOS O QUANTO É GRANDE A DOR DA PERDA!!!!!
ZEUS, FICA COM DEUS, POIS, SEI QUE ESTÁ AO LADO DELE E DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NESTE MOMENTO.
AOS AMIGOS QUE SEMPRE ME APOIARAM, MEU AGRADECIMENTO NESSE MOMENTO TÃO TRISTE DA MINHA VIDA.

ZEUS, MAMÃE TE AMA E VAI SEMPRE REZAR POR VC, ONDE, VC ESTIVER!!!!! 
VC FOI TUDO PARA MIM !!!

Paula Campos

sábado, 5 de outubro de 2013

Eu peço !



Ó Senhor, Deus da Vida, que cuidas de toda a criação, dá-nos a paz!
Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito. Que a nossa força não seja
a violência, mas o amor. Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha.
Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça. Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão. Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda a criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e
da paz.
Por Jesus Cristo, teu Filho divino, nosso irmão, que, feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos o teu perdão. Amém!

Paz e Bem

ღ Curta, Compartilhe e Recomende ღ

Estrelinha Bimbi


Bimbi

DIA 06...
 é o niver do nosso Bimbi, mas ele irá comemorar ai na Ponte do Arco-Íris...
Saudades eterna...

Tony Lara

ღ Sei que hoje o céu está em festa, é dia de grande alegria, pois, neste dia um anjo lindo foi enviado por Deus, cumpriu a sua missão com competência e voltou para sua verdadeira casa!
Veio para nos ensinar que o amor não tem limites e vai além da vida, que seres que realmente amamos nunca morrem dentro de nós!
Nos mostrou a força e a fé que existe em nós!
Nos mostrou que problemas pequenos, são apenas problemas pequenos.
Nos ensinou que cada segundo é precioso demais.

"Para estar junto não é preciso estar perto, mas sim do lado de dentro do coração".



                                                                     CSF


Estrelinha Lana


   
      16/07/2005
03/10/2013

Lana

Essa e a Lana, minha fiel companheira, ganhei com 15 dias de casada e foi leal até a sua partida. Ela estava internada fazia 3 dias no Veterinario e todos os dias ia visita-la. Hoje ao ouvir minha voz (ela era cega) parou de respirar, estava só me esperando para se despedir.
Já esta fazendo muita falta mas deixou lindas lembranças, saudosas recordações. Obrigada meu bebe por me alegrar tanto nesses 8 anos de vida, o que me conforta eh saber que vc esta bem, correndo e contemplando as paisagens ai de cima. 

Vá com Deus e que Ele ilumine seu caminho.
Ainda iremos nos reencontrar.
Te amo!

Paula Ronconi


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ESPECIAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Mensagem de São Francisco de Assis
Leonardo Boff (*)

Queridos jovens, meus irmãos e minhas irmãs.
Como vocês, também fui jovem. Era filho de um rico comerciante de tecidos: Pedro Bernardone. Com ele, fui às famosas feiras do sul da França e da Holanda. Aprendi francês e conheci um pouco o mundo, especialmente a música dos jograis e cantigas de amor da Provence.

ღ Minha festiva juventude

Meu pai, muito rico, me proporcionou todas as facilidades. Eu liderava um grupo de jovens boêmios que adoravam passar muitas horas à noite nos becos das ruas, cantando poemas de amor cortês e ouvindo menestréis que narravam histórias de cavalaria. Fazíamos festins e muita algazarra. Assim se passaram vários e alegres anos.
Depois de algum tempo, comecei a sentir um grande vazio dentro de mim. Tudo aquilo era bom, mas não me preenchia. Para superar a crise, tentei ser cavaleiro e fazer façanhas em batalhas contra os mouros. Mas no meio do caminho desisti. Entrei num mosteiro para orar e fazer penitência. Mas logo percebi que esse não era o meu caminho.

ღ O chamado para reconstruir a Igreja em ruínas

Lentamente, porém, começou a crescer dentro de mim um estranho amor pelos pobres e profunda compaixão pelos hansenianos que viviam isolados, fora da cidade. Lembrava-me de Jesus que foi também pobre e muito que sofreu na cruz.
Certo dia, quando entrei numa igrejinha, de nome São Damião, fiquei longamente contemplando o rosto chagado do Cristo Crucificado. De repente, me pareceu ouvir uma voz vindo dele: “Francisco, vá e repara a minha igreja que está em ruinas”!
Aquelas palavras calaram fundo no meu coração. Não conseguia esquecê-las. Comecei, com minhas próprias mãos, a reconstruir uma pequenina e velha igreja em ruínas, chamada de Porciúncula. Depois, pensando melhor, me dei conta de que aquela voz se referia à Igreja feita de homens e de mulheres, de prelados, abades, padres, não excluindo o próprio Papa. Ela estava em ruína moral. Grassavam muitas imoralidades, fome de poder, acumulação de riquezas, construções de palácios de cardeais, de papas e suntuosas igrejas. Tudo aquilo que Jesus seguramente não queria de seus seguidores.

ღ A descoberta do evangelho e dos pobres

Achei por bem beber da fonte genuína da reconstrução da Igreja: os evangelhos e o seguimento de Jesus pobre. Ninguém me inspirou ou mandou; mas foi Deus mesmo que me conduziu ao meio dos hansenianos. E tive imensa compaixão deles. Aquilo que antes achava amargo, agora, pelo amor compassivo, se me tornava doce. Comecei a pregar pelos burgos as palavras de Cristo, em língua popular que todos entendiam. Via nos olhos das pessoas que era isso que esperavam e queriam ouvir.

ღ Todos os seres da criação são irmãos e irmãs

Nas minhas andanças me fascinava a beleza das flores, o canto dos passarinhos, o ruído das águas dos riachos. Tirava do caminho poeirento a minhoca para não ser pisada. Entendi que todos tínhamos nascidos do coração do Pai de bondade. Por isso éramos irmãos e irmãs: o irmão fogo, a irmã água, o irmão e Senhor Sol e a irmã e a Mãe Terra e até o irmão lobo de Gubbio.
Muitos antigos companheiros de festas e diversões se juntaram a mim. Uma bela e querida amiga, Clara de Assis, fugiu de casa e quis compartilhar a nossa vida simples. Começamos um movimento de pobres. Nada levávamos conosco. Apenas o ardor do coração e a alegria do espírito. Trabalhávamos nos campos ou pedíamos esmolas. Queríamos seguir os passos de Cristo humilde, pobre e amigo dos pobres. E o Papa Inocêncio III, mesmo cheio de hesitações, aprovou a nossa opção em 1209 permitindo-nos de pregar por todas as partes o evangelho de Jesus.
Depois de alguns anos, já éramos uma multidão a ponto de eu não saber mais como abrigar e animar tanta gente. O resto da história vocês conhecem. Não preciso repeti-la. Mais tarde, com o apoio do Papa daquele tempo, criou-se a Ordem dos Frades Menores, com diversos ramos, que persiste até os dias de hoje.
Vejam, queridos jovens, irmãos e irmãs meus queridos. Tive uma experiência que certamente vocês, como jovens, também tiveram ou estão tendo: de roda de amigos, de festas e de folias. Portanto, temos algo em comum.
Mas aproveito agora, que estou em outra idade e que estamos juntos para dizer-lhes algumas coisas, que considero de suma importância para os tempos atuais.

ღ A Mãe Terra está doente e com febre

A primeira é: como nunca antes, estamos num momento crítico da história da Terra e da Humanidade. O clamor da natureza se faz ouvir de forma cada vez mais forte. Nossa querida Mãe e irmã Terra está doente e com febre, pois, já há muito tempo, a estamos superexplorando. Tiramos dela mais do que ela anualmente pode repor. O ar está contaminado, as águas poluídas, os solos envenenados e nossos alimentos cada vez mais quimicalizados. O aquecimento da Terra não para de aumentar. Milhares de espécies de seres vivos, nossos irmãos e irmãs, estão desparecendo por ano: uma verdadeira devastação, ocasionada pela forma agressiva com a qual nos relacionamos com a natureza, com os seres vivos e a com própria a Terra.
Devemos, urgentemente, fazer uma aliança global de cuidar da Terra e uns e dos outros, caso não quisermos conhecer grandes dizimações que afetarão toda a comunidade de vida. Corremos, portanto, grande risco. Mas se assumirmos uma responsabilidade solidária e um comportamento de cuidado com tudo o que existe e vive, e assumirmos uma sobriedade compartida, poderemos escapar desta tragédia. E vamos escapar.

ღ Resgatar a razão cordial e sensível

Uma segunda coisa. Preciso dizer-lhes como um irmão mais velho e experimentado. Temos que mudar a nossa mente e o nosso coração. Mudar a mente para olhar a realidade com outros olhos. Os olhos das ciências hoje nos comprovam que a Terra é viva e não apenas algo morto e sem propósito, uma espécie de baú de recursos ilimitados que podemos usar como queremos. Eles são limitados, como a energia fóssil do carvão e do petróleo, a fertilidade dos solos e as sementes. Ela é mãe generosa. Precisa ser cuidada, amada e respeitada como o fazemos com nossas mães.
Os astronautas, lá da Lua ou de suas naves espaciais, nos testemunharam: Terra e Humanidade são inseparáveis; formam uma única entidade, indivisível e complexa. Por isso nós, seres humanos, somos aquela porção da Terra que sente, que pensa, que ama e que venera. Somos Terra e tirados da Terra como nos dizem as primeiras páginas da Bíblia. Mas recebemos uma missão única, como se lê no segundo capítulo do Gênesis: somos colocados no Jardim do Éden, quer dizer, na Mãe Terra, para cuidar e guardar todas as bondades naturais. Somos os guardiães da herança que Deus e o universo nos confiaram e que queremos repassar para nossos filhos e netos, conservada e enriquecida.
Além da mente devemos também mudar o nosso coração. O coração é o lugar do sentimento profundo, do afeto caloroso e do amor sincero. O coração é o nicho de onde crescem todos os valores e se expressa o mundo das excelências. Junto com a razão intelectual que vocês tanto exercitam na escola, no trabalho e na condução da vida, existe a inteligência cordial e sensível. Ela foi, por muito tempo, colocada sob suspeita, com o pretexto de que ela nos tiraria a objetividade do olhar. Puro engano. Hoje entendemos que precisamos resgatar, urgentemente, a razão cordial e sensível para enriquecer a razão intelectual. Só com a razão intelectual sem a razão cordial não vamos sentir o grito dos pobres, da Terra, das florestas e das águas. Sem a razão cordial não nos movemos para ir ao encontro dos que gritam e sofrem para socorrê-los, oferecer-lhes um ombro e salvá-los. Da razão cordial nasce a ética, aquele conjunto de valores que orientam nossa vida.
Por isso, meus queridos jovens, vocês que naturalmente são sensíveis para os grandes sonhos e para o voo na direção das alturas, cultivem um coração que sente, que se comove e que leva à ação salvadora. Essa razão cordial e sensível é mais ancestral que a inteligência intelectual. É ela que nos faz guardar as boas ou más experiências.

ღ Aprender a habitar de forma diferente a Terra

Uma terceira coisa gostaria de dizer-lhes confiadamente: importa inaugurarmos uma forma nova de habitar o planeta Terra. Assim como estamos, não podemos continuar. Até agora habitávamos dominando com o punho fechado e submetendo tudo. A tecnociência servia de grande instrumento de intervenção na natureza. Em quatrocentos anos afetamos as bases naturais que sustentam a nossa vida. Alimentamos um projeto de ilimitado progresso. E de fato trouxemos notáveis progressos e comodidades para grande maioria da humanidade. Mas hoje estamos conscientes de que a Terra, pequena e limitada, não aquenta um projeto ilimitado. Encostamos nos seus limites. Porque continuamos a forçar estes limites, a Terra responde com tufões, enchentes, secas, terremotos e tsunamis. Esse modelo agressivo de habitar o mundo cumpriu sua missão histórica. A continuar assim, pode nos causar grandes prejuízos e eventualmente ameaçar a espécie humana. Temos que mudar se quisermos sobreviver.
Somos obrigados a ensaiar um novo modo de habitar e de nos relacionar com a natureza e com a Terra. No lugar do punho fechado devemos ter a mão aberta para o cuidado essencial, para o entrelaçamento dos dedos numa aliança de valores e princípios que poderão sustentar um novo ensaio civilizatório.
Precisamos produzir, sim, para atender as necessidades humanas. Mas temos que aprender a produzir respeitando os limites da natureza e da Terra, tirando delas o necessário e o decente para a vida de todos, com justiça e equidade. Será uma sociedade de sustentação de toda a vida. O centro será ocupado pela vida da natureza, pela vida humana e pela vida da Terra. A economia e a política estarão a serviço mais da vida do que do mercado. E o nosso consumo será marcado pela solidariedade universal e pela sobriedade compartida.

ღ A mudança começa por vocês.

Caros jovens: sejam vocês mesmos a mudança que queremos para os outros. Comecem vocês mesmos a viver o novo, respeitando cada um dos seres da natureza, cada planta, cada animal, cada paisagem porque eles possuem um valor intrínseco e em si mesmo, independente do uso racional que fizermos deles. São nossos irmãos e irmãs. Com eles fundaremos uma convivência de respeito, de reciprocidade e de mútua ajuda para que todos possam continuar vivos neste planeta, também os mais vulneráveis para os quais devotaremos mais cuidado e amor.
Queridos irmãos e irmãs jovens: resistam à cultura da acumulação e do consumo. Pensem nos outros irmãos e irmãs que são milhões e milhões que vivem e dormem com fome e com sede e passando por grandes padecimentos. Nunca, em nenhum dia, deixem de pensar e se preocupar com os pobres e com seu destino dramático, principalmente, das crianças inocentes.
Tenham um consumo solidário. Realizem os três famosos erres): reduzir, reutilizar e reciclar tudo o que consumirem. E eu acrescentaria ainda um outro erre (r)): rearborizar. Plantem árvores, recuperem zonas desflorestadas. As árvores sequestram os gases poluentes, nos dão sombra, flores e frutos. Façam a experiência de que com menos poderão ser mais e que a felicidade reside não no enriquecimento e numa rentosa profissão, mas no compartir e no tratar sempre humanamente a todos os humanos, nossos semelhantes.

ღ Mantenham dentro de vocês a chama sagrada sempre viva

Por fim, caros jovens, irmãos e irmãs meus queridos: nada disso tudo que refletimos terá eficácia se não misturarmos Deus em todos os nossos empreendimentos. Ele não está em parte nenhuma, porque está em todas as partes. Mas está principalmente no coração de vocês. Dentro de cada um de vocês queima uma brasa viva e arde uma chama sagrada: é a presença misteriosa e amorosa de Deus. Ele emerge de forma sensível no fenômeno do entusiasmo, tão forte na idade de vocês. Entusiasmo significa ter um Deus dentro: é o Deus interior, o Deus companheiro e amigo, o Deus de amor incondicional.
A nossa cultura materialista e consumista cobriu de cinzas esta brasa e ameaça apagar a chama sagrada. Afastem essa cinza através da abertura do coração a esse Deus; reservem cada dia um momento para pensar nele, conversar com ele, queixar-se e chorar diante dele e dirigir-lhe uma súplica. Às vezes não digam nada. Coloquem-se apenas silenciosos diante dele. Ele poderá lhes falar e lhes suscitar bons sentimentos e luminosas intuições. Nunca abandonem Deus, porque Ele nunca os abandona e abandonará. Vivam como quem se sente na palma de sua mão. E então estarão protegidos porque Ele é o Bom Pastor que vos conduzirá por verdes pastagens para que nada lhes falte. Ele é Pai e Mãe de infinita ternura.

ღ Deus é o “soberano amante da vida” e o nosso grande aliado

Desde que o Filho de Deus por Jesus assumiu a nossa humanidade, ele assumiu também uma parte da Terra e dos elementos do universo. Portanto, estes já foram divinizados e eternizados. Nunca mais serão ameaçados. Mas nós podemos. Consolam-nos as palavras da revelação dos dizem que Ele, Deus, é “o soberano amante da vida”(Sab 11,24). Ele sempre ama tudo o que um dia criou. Não esquece nenhuma criatura que nasceu de seu coração. Por isso, confiemos todos que Ele vai proteger a nossa querida Mãe Terra e garantir o futuro da vida que é o future de vocês todos.
Não desperdicem o tempo porque ele é urgente. Desta vez, não podemos chegar atrasados nem cometer erros, pois corremos o risco de não termos volta nem formas de correção dos erros cometidos. Mas não percam o entusiasmo nem esmoreça a alegria do coração. A vida sempre triunfa porque Deus é vivo e nos enviou Jesus que disse ter vindo para trazer vida e vida em abundância.

Era o que queria, do fundo de meu coração, lhes falar.

Por fim, faço-lhes um pedido muito especial: rezem, apoiem, colaborem com o Papa que leva o meu nome, Francisco. Ele vai restaurar a Igreja de hoje como eu tentei restaurar a Igreja do meu tempo. Sem a ajuda de vocês, se sentirá fraco e terá grandes dificuldades. Mas com o entusiasmo e o apoio de vocês, nos seus grupos e movimentos, ele vai cumprir a missão que Jesus lhe confiou: conferir um rosto confiável à nossa Igreja e confirmar a todos na fé e na esperança. Com vocês ele será forte e irá conseguir.

Agora, antes de nos despedirmos, lhes darei a bênção que um dia dei ao meu íntimo amigo Fei Leão, a ovelhinha de
Deus:

ღ Que Deus vos abençoe e vos guarde

Que Ele mostre sua face e se compadeça de vós.
Que volva o seu rosto para vós e vos dê a paz.
Que Deus vos abençoe.ღ

Paz e Bem
Francisco
o Poverello e Fratello de Assis.

(*) Este texto faz parte do novo livro do teólogo Leonardo Boff, “Francisco de Assis, Francisco de Roma, uma nova primavera na Igreja?”

ღ Curta, Compartilhe e Recomende ღ

Dia dos Animais


Oração para nossos amigos animais

Pai Celestial, nossos laços humanos, com nossos amigos de outras espécies é um presente maravilhoso e especial de você. Agora peço para conceder aos nossos companheiros animais especiais seu cuidado paternal e o poder de cura para tirar qualquer sofrimento que eles tenham. Dá-nos, seus amigos humanos, nova compreensão de nossas responsabilidades para com essas criaturas divinas.

Eles confiam em nós porque nós temos confiança em ti; Estamos nesta terra juntos para dar amizade, afeto e carinho. Leve nossas orações sinceras e preenche nossos animais doentes ou que sofrem com a luz e a força para superar qualquer fraqueza do corpo com a cura.

(Aqui mencionar os nomes dos animais que precisam de oração)

Sua bondade é ligada em todos os seres vivos e sua graça flui para todas as tuas criaturas. Concedei aos nossos companheiros animais vidas longas e saudáveis. Dê-lhes um bom relacionamento e um maravilhoso lar, e se tiver que levá-los de nós, ajuda-nos a entender que eles não estão mais conosco, mas sim com você. Conceda nossas petições através da intercessão do bom São Francisco de Assis, que honrou você em todas as criaturas, e os ama como os amamos.


Paz e Bem

ღ Curta, Compartilhe e Recomende ღ

Dia dos Animais


Benção dos Animais

Os animais criados por Deus habitam o céu, a terra e o mar. Compartilham do destino da humanidade no planeta terra e estão ligados à sua vida. Ao invocarmos a benção de Deus sobre estes animais, nós louvamos o próprio Criador de todas as coisas, e damos graças por Ele ter nos elevado acima de todas as criaturas. Peçamos, portanto, a Deus Misericordioso a capacidade de reconhecermos a nossa dignidade e a exercermos com justiça, amor e dedicação, o cuidado para com todas as criaturas de Deus, e que para isso possamos caminhar sempre em Sua Lei. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ao criar o homem, Deus o colocou na terra para dominar e cuidar de todos os seres vivos e celebrar a glória do criador. Portanto, elevemos os nossos louvores a Deus, apresentando diante do altar os nossos pedidos de oração.

Ó Deus, criador e doador de todos os bens, e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado à vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais, nós vos pedimos que, mediante vossa benção, estendais sobre estas criaturas a vossa mão e concedei que estes animais satisfaçam as necessidades da humanidade, enquanto nós, vossos filhos, ajudados por estes meios materiais, possamos fazer bom uso de tudo o que condiciona a existência humana, enquanto aspiramos confiantes, aos bens eternos. Por Cristo, vosso Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.

Deus, que Criou os animais da terra em auxílio da humanidade, os proteja e conserve sempre de todo o mal. E que a benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre eles agora e por toda a eternidade.

Amém.

Paz e Bem

ღ Curta, Compartilhe e Recomende ღ

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Nos braços do Pai


Ao cair da tarde de 3 de outubro, Francisco viu suas forças se reduzirem e a febre aumentar. Pede, então, que os frades o coloquem sobre a terra e cantem com ele o Salmo 141, que fala do desejo de ir para Deus:

“Em voz alta ao Senhor eu imploro,
em voz alta suplico ao Senhor!
Eu derramo na sua presença
o lamento da minha aflição,
diante dele coloco minha dor!
Quando em mim desfalece minh’alma,
conheceis , ó Senhor, meus caminhos!
Na estrada por onde eu andava
contra mim ocultaram ciladas.
Se me volto à direita e procuro,
não encontro quem cuide de mim
e nem tenho aonde fugir;
não importa a ninguém minha vida!
A vós grito, Senhor, a vós clamo
e vos digo: “Sois vós meu abrigo,
minha herança na terra dos vivos”,
Escutai meu clamor, minha prece,
porque fui por demais humilhado!”

Francisco havia deixado seu corpo sobre a terra. O canto enfraqueceu e se apagou na boca dos frades, que recitaram, emocionados, o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Fez-se silêncio na cabana. A natureza se despedia do seu maior cantor. Era sábado, 3 de outubro de 1226!


Paz e bem

ღ Curta, Compartilhe e Recomende ღ

Estrelinha Dixi


01/10/2013

Dixi

Dixi, obrigada pelos oito anos em que você esteve presente em nossas vidas.
Te amaremos para sempre e um dia iremos nos encontrar novamente.


Jasmine Horst

Estrelinha Hencrenca


30/09/2013

Hencrenca

Hoje pela manhã,o Céu ganhou mais uma estrelinha,a cadelinha Hencrenca,de 12 anos se foi...Era minha sobrinha de 4 patas,maluca,exagerada,brincalhona,desajeitada,como todo boxer.Nasceu de linhagem,Hencrenca de Lord Manske.Deixará saudades a todos....Agora,está em paz,brincando com seus primos caninos e felinos,que estavam lá,esperando por ela....
Que São Francisco proteja e abençoe sua alminha...

Adriana Garcia

Estrelinha Mickey




14/04/2013

Mickey

Este é o Mickey. Virou estrelinha dia 14 de abril... iria fazer 12 aninhos dia 27 de outubro. Sofro muito com essa perda. Eu o tinha como um filho "humano". Abri mão de muitas coisas só pra ter ao meu lado e passar o mesmo amor q ele sentia por mim. Fiel, Carinhoso, Amável...esse era "Mô Filo". Que vc esteja em paz. 
Mamãe te ama muuuuuuuuito e ainda sofro muito com sua ausência. 
Queria que fosse um pesadelo.

Ana Paula Lemos