users online

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.


ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

São Francisco e os Animais



ESPECIAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco e os Animais

A proximidade de Francisco com a natureza sempre foi a faceta mais conhecida deste santo. Seu amor universalista abrangia toda a Criação, e simbolizava pra muitos um retorno a um estado de inocência, como Adão e Eva no Jardim do Éden. Entretanto, esta não foi uma característica apenas de Francisco, havendo casos semelhantes de santos ingleses e irlandeses. Muitas histórias com animais cercam a vida de Francisco de Assis. Elas estão contadas no Fioretti (pequenas flores, em italiano), uma coleção póstuma de contos populares sobre este santo. Certa vez ele viajava com seus irmãos e eis que viram ao lado da estrada árvores lotadas de passarinhos. Francisco disse a seus companheiros: "aguarde por mim enquanto eu vou pregar aos meus irmãos pássaros". Os pássaros o cercaram, atraídos por sua voz, e nenhum deles voou. Francisco falou a eles:

"Meus irmãos pássaros, vocês devem muito a Deus, por isso devem sempre e em todo lugar dar seu louvor a Ele; porque Ele lhe deu liberdade para voar pelo céu e Ele o vestiu. Vocês nem semeiam nem colhem, e Deus os alimenta e lhes dá rios e fontes para sua sede, montanhas e vales para abrigo e árvores altas para seus ninhos. E embora vocês nem saibam como tecer, Deus os veste e a suas crianças, pois o Criador os ama grandemente e o abençoa abundantemente. Então, sempre busquem louvar a Deus."

Outra lenda do Fioretti nos fala que na cidade de Gubbio, onde Francisco viveu durante algum tempo, havia um lobo "terrível e feroz, que devorava homens e animais". Francisco teve compaixão pela população local e foi para as colinas achar o lobo. Logo, o medo do animal fez todos os seus companheiros fugirem, mas Francisco continuou e, quando achou o lobo, fez o sinal da cruz e ordenou ao animal para vir até ele e não ferir ninguém. Milagrosamente, o lobo fechou suas mandíbulas e se colocou aos pés de Francisco. "Irmão lobo, você prejudica a muitos nestas paragens e faz um grande mal" disse Francisco. "Todas estas pessoas o acusam e o amaldiçoam. Mas, irmão lobo, eu gostaria de fazer a paz entre você e essas pessoas". Então Francisco conduziu o lobo para a cidade e, cercado pelos cidadãos assustados, fez um pacto entre eles e o lobo. Porque o lobo tinha "feito o mal pela fome", a obrigação da população era alimentar o lobo regularmente e, em retorno, o lobo já não os atacaria ou aos rebanhos deles. Desta maneira Gubbio ficou livre da ameaça do predador.

Também se conta que, quando Francisco agradeceu ao seu burrinho por tê-lo carregado e ajudado durante a vida, o burrinho chorou.

ORAÇÃO PELOS ANIMAIS

São Francisco de Assis, Jesus querido, ouçam este nosso pedido.Movimentem suas falanges de anjos azuis pelo bem de cada animal que habite nosso planeta e que necessite de ajuda. Livrem os animais silvestres das mãos dos traficantes, salvem os animaizinhos de laboratório, ratinhos, lebres, cães, macacos, cavalos e todos os outros...
Salvem todos do sofrimento e da dor! Inspirem as pessoas na busca de uma alimentação sem carne.
Salvem as baleias das lanças covardes, salvem as focas dos caçadores sem coração, amenizem a angústia nos matadouros, olhem pelos animais nos circos, purifiquem o coração dos donos de animais de estimação, cuidem com carinho dos cães, gatos, peixes e passarinhos.

Livrem as pequenas aves da mira dos estilingues, das pedras e espingardas de chumbo. Ajudem, irmãos, os pobres cavalinhos que puxam carroças o dia todo, os cães e gatos abandonados e os que sofrem nos lares provisórios esperando donos que nunca aparecerão.
Irmãos de luz, seres abençoados, trabalhadores celestes do bem, abracem com seu amor sem fim todos os animais do nosso planeta.
Salvem também seus habitats naturais, as florestas, os rios, os mangues, brejos, lagoas, céus e mares. Que os corações humanos sintam-se tocados e cheios de amor, que a violência e os maus-tratos sejam banidos de vez, e que todos nós, humanos e animais, possamos viver juntos e em paz hoje e para sempre!
Que assim seja!


ROGÉRIO ROTHJE
Redator publicitário e cronista

Um comentário:

  1. obrigado são Francisco por ter trazido meu cachorro de volta te agradeço em nome de jesus

    ResponderExcluir

Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!

Nosso pedacinho do céu...