Paz e Bem, muito bom dia a todos .
Hoje celebramos a festa de São Francisco de Assis . É , para nós, como o aniversário de um pai, do nosso pai muito querido que num dia como hoje se deixou levar pela irmã morte até o encontro com o Verdadeiro Pai.
Mas São Francisco não foi sempre o santo doçura, o menestrel de Deus, o santo da alegria.
Ele foi guerreiro, queria fama, queria ser cavaleiro para encontrar uma linda dama e ser feliz. Porem, na batalha da vida , Francisco encontrou foi com Cristo.
E seu universo se transfigurou, porque o Cristo que ele encontrou não era um Cristo comum, banal, desses que tantos falam tanto e pouco vivem.
O Cristo de Francisco é o Cristo do Evangelho, com suas exigências, com seus desafios, com suas cruzes, com sua pobreza, o Cristo que nos manda amar, principalmente os nosso inimigos, que nos manda ser como o Samaritano do Evangelho de hoje, o que se gasta para socorreu o próximo desconhecido.
E a dama que Francisco tanto procurava para apaixonar-se perdidamente era a senhora santa pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conhecendo o Jesus pobre, ele conheceu o Verdadeiro Cristo.
Jesus Cristo , que disse certa vez ao jovem rico do Evangelho vai vende tudo que tens, dê aos pobres e depois me siga. O jovem do Evangelho não seguiu Jesus, O jovem de Assis seguiu.
E nesse seguimento Francisco teve de domesticar sua própria agressividade e o fez convertendo o lobo de Gubbio, um feroz animal que ameaçava o povo daquele lugar, como nos conta os Fioretti em que Francisco foi chamado pelos habitantes da cidade de Gubbio-Itália, que eram ameaçados por um lobo ferocíssimo.
Mas aquele lobo não vive apenas nas florestas, mas se oculta em cada um de nós.
Francisco o reconheceu como um irmão, dialogou com ele, ficou sabendo o que tornava o lobo tão feroz a fome e os mau tratos do povo da cidade.E o lobo feroz se tornou fraternal. Aquela força de combate e de crueldade metamorfoseou-se numa energia de amor, numa força criadora de comunhão entre os seres, quando Francisco soube reconciliar o povo da cidade e o lobo que havia em cada um deles.
É este o convite desta festa de hoje, transformemos as forças agressivas que nos tornam lobos dos irmãos,. E façamos isso, nos tornando no que o lobo de Gúbbio se tornou; um irmão, o irmão lobo.
Somos capazes de amansar nossos lobos pessoais, que são ferozes porque não cuidamos deles?
São Francisco de Assis, patriarca dos pobres, rogai por nós
Frei Bento, irmão menor e pecador.
Que Deus te abençoe com um desconforto inquietante sobre as respostas fáceis, as meias verdades e as relações superficiais, para que possas buscar a verdade corajosa e viver profundamente em teu coração.
Que Deus te abençoe com sagrada raiva à injustiça, à opressão e à exploração de pessoas para que possas trabalhar incansavelmente pela justiça, liberdade e paz entre todas as pessoas.
Que Deus te abençoe com o Dom de lágrimas para derramá-las com aqueles que sofrem de dor, rejeição, fome ou a perda de tudo aquilo que eles amam, para que possas estender a mão para lhes dar conforto e transformar a sua dor em alegria.
Que Deus te abençoe com a tolice suficiente para que creias que realmente podes fazer diferença neste mundo, para que possas com a graça de Deus, fazer aquilo que os demais insistem ser impossível.
E que a benção de Deus, Suprema Majestade e nosso Criador, Jesus Cristo a Palavra encarnada que é o nosso irmão e Redentor, e o Espírito Santo, o nosso Advogado e Guia, seja contigo e permaneça contigo e com todos, hoje e para sempre.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!
Nosso pedacinho do céu...