users online

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.


ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

sábado, 12 de setembro de 2009

Os animais têm alma e podem voltar à Terra como humanos

Irvênia Prada,
professora e orientadora do curso de pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP
.
Os animais têm alma e podem, em uma outra vida, voltar à Terra como humanos. Essa afirmação é da veterinária Irvênia Prada, 69 anos, professora e orientadora do curso de pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP).A teoria de Irvênia sobre a alma dos animais, no entanto, está relacionada aos estudos em sua religião, o espiritismo. Autora dos livros "A Alma dos Animais" (Editora Mantiqueira) e "A Questão Espiritual dos Animais" (Editora Folha Espírita), Irvênia participou na noite de quinta-feira (24) de uma conferência na Associação Espírita de Maringá (Amem), onde afirmou que os animais têm vida após a morte.
A professora acrescenta que é possível que os homens e seus animais de estimação voltem a se encontrar "do outro lado". Mas, se os animais um dia podem virar gente, seria possível um humano voltar à terra como um cachorro ou gato? Irvênia diz que não, porque dentro do conceito de evolução dos espíritos, defendido pela doutrina espírita, não há retrocesso.
A veterinária diz que os animais que viram lata de lixo hoje podem sofrer menos na próxima vida. E que os sofrimentos dos animais abandonados nas ruas não necessariamente representam o pagamento de pecados de vidas anteriores, mas parte de um aprendizado. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.
.
O DIÁRIO - Como a senhora chegou à conclusão deque os animais têm alma?
IRVÊNIA PRADA - Na vivência da minha profissão de veterinária, comecei a me perguntar por que os animais sofrem. Na doutrina espírita, a gente fala que quando as pessoas sofrem elas estão amadurecendo.Sempre as pessoas relatam que saem amadurecidas e mais espiritualizadas após uma doença ou um grande trauma. E eu via na minha profissão os animais terem câncer, epilepsia, enfim, toda sorte de sofrimento que os homens também têm. Então, resolvi estudar dentro do espiritismo a explicação para o sofrimento dos animais e comecei a entender que eles, como os seres humanos, também estão evoluindo. E nesse processo evolutivo de amadurecimento do espírito, a dor e o sofrimento são subprodutos da evolução.
Qual a dívida de um cachorro para ele passar a vida revirando lixo, enquanto outro só come ração importada?
São todos espíritos em evolução. Como eles também reencarnam e vão ter outras oportunidades, nem sempre eles vão nascer como animais que serão maltratados ou bem cuidados. Os próprios espíritos que cuidam da reencarnação dos animais orientam os animais que sofreram em uma vida para que tenham uma família mais aconchegante. Enfim, em toda essa trajetória evolutiva nós estamos aprendendo, inexoravelmente.
Emmanuel, que é um espírito que nos ajuda muito com suas obras, diz que na escola da vida, onde estamos todos matriculados, as aflições nos impingem esse esforço que chamamos de sofrimento. Ele também diz que nós nem sempre estamos sofrendo para resgatarmos dívidas do passado, mas sim para aprender.
É possível que uma pessoa hoje tenha sido um bicho no passado?
É possível, sim. Porque o chamado princípio inteligente, que é o espírito criado simples e ignorante, vai estar estagiando por milhares de processos reencarnatórios para ir aprendendo. Diz Emmanuel, esse mesmo autor que acabei de citar, que o animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem caminha para a condição da plenitude. É um processo evolutivo a que todos tendemos.
A senhora acredita que possamos encontrar nosso animal de estimação "do outro lado", quando morrermos?
Sim. No meu livro "A questão espiritual dos animais", que trata desse assunto, tem um caso que consta do livro "Testemunhos de Chico Xavier", da autora Suely Caldas Schubert. Ela conta que Chico Xavier escreveu uma carta a Vantoil de Freitas, então presidente da Federação Espírita Brasileira na década de 50. Chico dizia na carta que seu irmão, José, ao desencarnar havia recomendado que ele cuidasse muito bem de seu cachorro, o Lorde. Chico conta que Lorde viveu mais alguns anos, ficou doente e desencarnou. Ele diz que durante o desencarne do cachorro, viu José vir acolher nos braços o espírito de Lorde. Deve ter sido uma cena lindíssima. E ele complementa contando que nos meses que se seguiram, quando José lhe vinha na presença em espírito, estava sempre acompanhado da presença do Lorde aos seus pés. Então, é possível sim que espíritos humanos e espíritos dos animais se reencontrem após o desencarne.
Nesse conceito de que os animais podem virar humanos em outra vida, quem cuida dos bichos também estaria quitando alguns de seus pecados com o próximo?
Dentro da conceituação espírita não existe essa expressão "pecado".
Nós, como seres em evolução, nem sempre nos conduzimos de maneira adequada em determinadas situações. Então, pode ser que, em outra encarnação, tenhamos a oportunidade de rever uma situação semelhante, para agir de uma maneira adequada. Tudo é um aprendizado e nós falamos assim: estamos resgatando débitos do passado. Mas ainda acho que é uma expressão um pouco depreciativa, creio que hoje estamos aprendendo a atuar e a agir de uma forma mais adequada que em situações anteriores.
Acredita-se ser possível que um homem volte em outra vida como animal?
Não. Na questão 612 do Livro dos Espíritos, que é o livro básico da codificação espírita, Allan Kardec faz a mesma pergunta aos espíritos. E a resposta é que não. Isso caracterizaria a doutrina da etempsicose, presente em algumas culturas, como no antigo Egito.
Nenhum espírito retrocede, o rio não remonta à fonte. Então, espíritos humanos jamais encarnariam em corpos de animais. É sempre uma aminhada para frente.Dentro do conceito de evolução dos espíritos, defendido pela doutrina espírita, onde a Terra não seria o ponto mais alto na escalada do espíritos, é possível que em outras encarnações, ao partir para mundos mais evoluídos, o homem nasça como animal de estimação de seressuperiores?
Não sei dizer se essa situação pode se caracterizar. A gente sabe que não é só a Terra que é habitada, existem muitos planetas por aí.
Aliás, quando a gente fala em elo perdido na teoria darwiniana, os espíritos dizem que é muito provável que esse elo esteja encarnado em outro planeta. Seria um lugar de período transitório, entre a Terra e outro planeta mais atrasado. Mas essa situação, para adiante da Terra, não sei dizer como deveria ficar. Só sei que há outros mundos habitados por espíritos mais evoluídos. No Livro dos Espíritos tem uma classificação dos espíritos e dos mundos. A última classe seria dos espíritos puros, que são aqueles que já tem toda sabedoria possível e habitam planetas muito mais evoluídos que a Terra. Nosso planeta é um dos mais atrasados que existem nessa ordem evolutiva. Existe o primeiro nível, que é dos planetas primitivos, como a Terra quando estava na época da pedra lascada. O nosso estágio atual é de provas e expiações, onde ainda a maldade, a violência e a doença prevalecem. O próximo estágio, ao qual a Terra logo será promovida, é o de planeta de regeneração, onde o esforço para melhorar será maior que o que fazemos agora.
Essa mudança de estágio seria gradativa ou marcada por eventos bruscos?
Os espíritos falam em desencarnes coletivos, que já estão acontecendo ao longo das décadas. Quando a população do planeta vai evoluindo e começam a aumentar os extremos - no planeta começa a ficar gente muito ruim e gente muito boa -, a convivência fica muito difícil. A tendência é que esse pessoal da pesada, que ainda não evoluiu, seja transferido para outro planeta que esteja como a Terra é agora. E que os bons fiquem na Terra, que será promovida. Vamos torcer para que a gente esteja nessa parte que vai ficar aqui.
Como é a aceitação do público quando a senhora fala sobre a existência de alma nos animais?
As pessoas aceitam muito bem. Alguns espíritas mais antigos dizem ter dificuldade em acreditar que o homem tenha passado pela chamada fieira animal, que é a expressão que têm nos livros espíritas, mas essa é a interpretação de cada um. A doutrina espírita é muito aberta e não nos obriga a nada. Kardec sempre deixou as coisas muito abertas para que pudéssemos entender no nível de nosso conhecimento. Jesus mesmo falava em parábolas com essa intenção, de que cada um entendesse à sua maneira, de acordo com seu patamar evolutivo.
Normalmente, explora-se em filmes que os animais teriam capacidade de ver espíritos. Isso ocorre?
É sabido que os animais vêem, ouvem e sentem a aproximação de espíritos. Tem aquele caso bíblico da mula de Balaão, em que o anjo se apresentou primeiro à montaria e depois ao próprio Balaão. Eu, que sou nascida no sítio, ouvia muitos casos que tem cavalo que não passa por determinados lugares. Uma possibilidade nesses casos é que seja algum lugar em que eles vejam espíritos ou alguma coisa que não convenha.
.

7 comentários:

  1. ola,tanbem estou mt triste, perdi meu caozinho no domingo vitima de doença, tinha 13 anos, 7meses e 12 dias, era o meu amiguinho, o meu menino querido, eu sei que ja estava muito velhinho, mas nao merecia sofrer...saudades Rocky da dona que te adorava muito

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha isso que lí!Sou tendente ao espiritismo há muitos anos.Leio tudo que encontro sobre isso,os que falam bem,aceitando o fato de que a doutrina veio para nos fazer melhor,nos corrigindo de erros do passado e de futuros também.Para aprendermos a ser mais humildes.Saber porque viemos,porque sofremos e para onde podemos ir.Os animais são como anjos.Puros ,que nos ajudam a viver melhor.Se sofrem,deve ter mesmo uma causa,pois não fazem o mal.Criei e amei três desses anjos.Hulk,que partiu em 20 de março de 2010.Era raça mista,olhar de gente!Quase que falava com os olhos.Tinha dignidade,não suportava maltratos,reagia apezar do tamanho!Quando chegou,com 6 meses,eu não queria cachorros.Na minha infa^ncia,sempre amei toda espécie de animais,mas quando adulta,fui trabalhar,casei-me muito cedo e muito cedo fiquei viúva,com 4 filhos! Mas o meu filho de 7 anos queria muito um caõzinho ,então ,aceitei.E ele conquistou meu coraçao. Amei-o muito. E hoje choro sua ausência.Teve insuficiência renal,um horror!Aos poucos não comia e emagrecia !Foi tratado por vet. e por nós,com muito carinho.Mas definhava,dia a dia Fiquei com o coração doendo,pedi á Deus que os espiritos que cuidam dos animais leva-lo,para que se curasse.E Ele me ouviu e o levou!Hoje,seu corpinho querido jaz sob as roseiras do jardim! E agora ,17 de novembro outro se foi.Meu coocker lindo,louro,muito amado,Ringo! Há sete anos trata de calazar,com todos os cuidados.Mas a pele começou a ter muitas feridas e ele não resistiu á tanto medicamento! Partiu,na clínica!Eu não estava presente,chorei e choro sua falta,mas Deus sabe o que ele precisava. Nesse momento ,o ultimo,Rambo,o companheiro de Ringo,foi para uma cirurgia de risco!Teve prolapso de tumores no reto!Tratamos dele,no início,não podia fazer a cirurgia,o local é de dificil cicatrização.Mas agora tem que ser feita!Pedi ao Pai,que não o deixe sofrer!Que o deixe mais um tempo conosco! Ringo,seu corpinho está embaixo da mangueira Espada,que ele amava deitar em sua sombra!Foram Anjos que passaram em minha vida,modificando-me para melhor!Sei que vou encontra-los denovo ou eles voltarão para nós!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga renilde

    Sim sei, seus amadinhos estão aqui no Memorial!

    Sempre digo que os animais de estimação, estão na terra para nos ensinar o verdadeiro significados de sentimentos importantes para a nossa evolução!
    São anjos enviados para nos ajudar!

    Estou certa tb que nos encontraremos novamente!

    Um abraço no Alex
    Beijinhos com o meu carinho!

    rejane

    ResponderExcluir
  4. eu perdi o meu hoje 13/04/2013 estou mt triste...bile um pinscher o encontrei numa casa em construção abandonado dentro de uma caixa de papelão era tão velhinho, puro osso cheio de carrapato e os olhos todo inflamados unhas compridas só se via as orelhas enormes mal podia andar...cuidei com mt amor depois de um ano e um mes ele me deixou.quando fui limpar o canil ele avia desencarnado.bile onde estiver horo por ti ...nos vamos se encontrar...saudades ti amei muito...iraci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmãzinha Iraci. Nâo os perdemos,eles vâo Ee nos esperam do lado de Là ou talvez reencarne e volte para vc. Eu tinha três filhos peludos e lindos! Dois coockers lindos! Criei desde crianças,pequenos e cresceram fortes e sâos. Mas um dia veio a terr´vel doença do mosquito maldito e tiveram calazar. O outro câozinho era pè durinho,mas com muito charme,lindinho! O Hulk. Hà uma pàgina ou mais de coisas que postei para eles. Se foram de oito em oito meses. Mas ficaram comigo,14 anos,meu Rambo Negro,o cooccker,12 anos o meu Ringo cooccker dourado eo Hulk,18 anos,teve uma horr´vel Insuficiência renal,talvez pela idade! Não sabe o quanto os tratei,noite e dia. Hoje os recordo ,às vezes rindo de suas peraltices ou chor0 de saudades, Q@ueria poder ve_los mais uma vez e enterrar meu rosto em seus pelos tâo macios! E o Hulk,abraça_lo e dizer_lhe o quanto o amo! Sabe? Hoje tenho uma linda cadelinha marrom,olhos vivos,inteligente! Falei que numca mais queria cria_los,mas ela apareceu e vi,que era Hulk,que voltava para nòs! Ela faz coisas que sò ele fazia! Eu pedì à Deus e recebi! Peça tambèm!Os meus doces coocckes estâo me esperando là na Ponte do Arco iris,onde só hà alegrias! Cèu azul,sol brilhante!

      Excluir
  5. Boa Noite.
    Estou com um buraco no estomago, meu coelhinho "PERNA" se foi ontem a noite de uma forma muito triste. Nem sei por onde começar, eu ganhei de presente no final de 2012 e me apaixonei amo os animais e as x tenho a impressão que amo mais animais q os seres humanos. Meu marido no começo achava q era presente de grego devido todo o cuidado necessário e espaço q ele o PERNA precisava. Mas com o tempo meu marido ficou apaixonado por ele também. O sonho do meu marido era terminar nossa areá de laser no fundo de casa. Começou a fazer onde esta tdo lindo e fez uma pequena piscina um sonho nosso. Pois bem soltamos o perna no fundo onde ele ficou muito feliz com espaço ele as x ficava na beira da piscina com a gente ou sozinho feliz da vida...nossa como eu o amava e ao mesmo tempo fui negligente ele era um bebe,ate chamava-o de bebe.Estive doente no mês de Janeiro por umas 4 semanas e internada 3 dias no hospital me deram alta sem um diagnostico mediante isso meu lado espiritual pediu p q eu fosse novamente para a casa espirita fazer uma consulta, já havia passado por la alguns anos e feito cirurgia, pois bem dia 11/2 fui na consulta estou interessada em seguir firmemente a doutrina pois muito me encanta. Ontem foi um dia de fortes emoções pois fiquei assustada com pessoas na rede social pedindo meu auxilio e agradecendo, meu Deus quem sou eu...mta responsabilidade. Mas enfim...á noite quando cou ate o fundo de minha casa na area de laser que fizemos c tanto carinho e amor..Não acreditei quando eu vi...meu coelhinho meu amorzinho meu bebe boiando já morto.
    Nossa perdi o chão, fiquei arrasada e pior que me deixou mto decepcionada comigo mesmo é q estudando o evangelho eu perdi o equilíbrio acordei meu marido de forma brusca e desesperadora que quase perco os dois amores de minha vida. Meu Deus!!! Por mais que as x eu me culpo, querendo saber como foi, porque n escutei, estou buscando forças para seguir com a ausência e buscando a convicção q ele esta bem.
    Obrigada PERNA vc me fez muito feliz espero que não me esqueça eu te amo. E me perdoe..meu bebe! <3

    ResponderExcluir
  6. Acredito que mediante a essa dor esse susto, esse choque estou novamente com muitas dores abdominais.
    Não quero ir em hospital, pois como disse em Janeiro fiquei mto mau e sai do hospital sem diagnostico não quero isso de novo. Por favor me de um auxilio uma palavra de conforto.Muito obrigada

    ResponderExcluir

Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!

Nosso pedacinho do céu...