users online

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.


ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Meu amigão se foi - E agora?



Meu Amigão se Foi ... E Agora?

Estou escrevendo pois acredito que todos os dias alguem perde um animalzinho de estimaçao,
e a dor é geralmenente tao grande que buscamos todos os tipos de consolo e a internet tem sido um meio facil e rapido.
Dia 29.06.05 minha ferret Pikku com 8 anos de idade se foi e deixou um enorme vazio. Hoje dia 04.07 resolvi escrever sobre a perda, pois os sentimentios ainda estao aflorados e com isso espero que os que leiam esta pagina se identifiquem e encontrem um pouco de paz no coraçao.
Encontrar o animal ja sem vida (como foi no meu caso), ter que decidir sobre a eutanasia, ver o animal ir embora nos seus braços ou ficar sabendo por familiares ou veterinario, independente de como seja a perda, ela é sempre dolorosa.
Mesmo que esperada, por exemplo quando o animal padece de alguma doença terminal.
Os sentimentos de culpa, tristeza, impotencia, raiva sao comuns.
Geralmente a perda começa com um choque, tudo parece surreal, como um pesadelo. Depois vem as duvidas:
„por que agora?“
„Porque o meu bebe“
Depois o sentimento de culpa :
..“devia ter feito mais“
devia ter ficado ao lado dele (a) „ se eu soubesse que ele (a) estava partindo“
Por que nao procurei outro veterinario „Depois bate a raiva :
“O remedio (ou a fata dele) matou meu bebe “ Aquele veterinario nao era competente“
„ Nao devia ter operado“
Ai vem uma tristeza que parece que nao tem fim:
tudo lembra o animalzinho, e tudo o que o (a) pertencia passa a virar reliquia : o paninho, a casinha, o brinquedo preferido, a coleira...e o cheirinho que ficou nos pertences do animal, sao um alivio para o coraçao.
A tristesa é tao profunda que nao se vontade de fazer nada, as tarefas diarias viram um martirio, ha alteraçao no sono e no apetite (pra mais ou pra menos). Um cansaço gigantesco toma conta do corpo e da mente.
Nesta fase meu conselho é: ouça seu coraçao extravase todos seus sentimentos da forma que você quiser. Chore se tiver vontade ou curta o silencio. Converse com pessoas que vao entender seus sentimento, ou se isole se você se sentir melhor. Nao deixe que ninguem te diga se esta certo ou errado ou o tempo que deve durar o seu luto. Nao ligue quando algumas pessoas que nao sao capazes de amar os animais vierem te dizer „ era so um bicho“!
So você sabe a ligaçao de amor que você e seu animal tinha, so você sabe o quanto o seu animal significava para você.
E nos que amamos os animais sabemos que eles sao capazes do nos amar e nos entender .
A perda de um animal é comparavel a perda de um ser humano e nao menos importante!
Aos poucos a vida vai voltando ao seu ritmo normal. Voltar as atividades diarias nao significa que voce esqueceu seu bebe. Você jamais o (a) esquecera pois o amor os conectou pra sempre!
Devagar a raiva e a tristeza vao dando lugar a saudade. Ja sera possivel ver as fotos ou olhar para a casinha ou o local onde ele (a) dormia, sem sentir aquela dor no coraçao.
Alguns rituais podem talvez ajuda-lo (a) no processo da perda, como por exemplo, fazer um altar com a foto do animal e acendar uma vela ou incenso.
Escreva sobre seus sentimentos e sobre os momentos bons que voces dividiram juntos.
Ou preste um tributo pessoal em nossa pagina. Faça o que seu coraçao mandar , o importante é que você se sinta sintonizado com seu animal
Para muitos, a esperança de que a vida sobrevive a morte e de que um dia em algum lugar você o (a) encontrara alivia o sofrimento.
Mas sera que os animais tem mesmo alma ?
Sera que eles reencarnam em seres humamos ou em outros animais?
Eu procurei em varios sites sobre reencarnaçao e alma do animal, mas as respostas nao me foram convincentes.
Cada religiao da uma explicaçao diferente :
As religioes ocidentais sao praticamente uninime em dizer que o animal possue uma alma coletiva ou alma grupo.Que nos seres humanos com nosso amor somos capazes de auxiliar essas almas a evoluirem pois „atenuamos“ o instinto selvagem do animal.
A evoluçao dos animais acontece lentamente mas um dia serao seres humanos. Porem nos seres humamos somos „especiais „ e jamais reencarnaremos como animais pois esses sao espiritos „inferiores“ ao do homem.
Nao tenho a intençao de ofender a religiao crença ou moral de ninguem. Cada pessoa encontra na sua crença a resposta que mais lhe convem.
Para os que como eu questionam a importancia do animal no mundo dominado pelos seres humaos, lançarei algumas duvidas para que possamos refletir juntos.
Ressalto novamente que nao tenho a intençao de ofender a religiao de ninguem. Sao duvidas que sempre acercaram meu coraçao.
Vamos la:
Nos possuimos a capacidade de fala e escrita e podemos espalhar nossas ideias pelo mundo afora, influenciando costumes. Num tempo distante onde a sociedade era patriarcal, a Terra era quadrada e os animais eram essenciais para a sobrevivencia do homem , quem escreveria algo para que o mundo lesse dizendo que nos somos seres humanos somos inferiores ou iguais aos aniamis ?
Por que a evoluçao tem que culminar no homem?
Porque somos inteligentes, temos disernimento do certo e do errado ?
E quem disse que os animais nao sao inteligentes?
Eles simplemente nao podem se comunicar verbalmente nem por escrita pra se defender .
Os animais que nao tem contato com o homem e nao sao amandos, nao terão a oportunidade de evoluir?
E as religioes que pregam que os animais sao sagrados como o Budismo, Hinduismo e o Xamanismo , nao merecem credito ?
Nestas religioes ate nos seres humanos podemos reencanar como um animal.
E por fazermos parte da mesma natureza, devemos respeita-los e reverencia-los.
Eu particularmente acredito que os animais sao como nos seres humanos, apenas num involucro diferente.
Nao compro a ideia de alma coletiva, pra mim cada animal é um ser impar com personalidade distinta.
Porem nao sou dona da verdade e nao tenho qualquer embasamento cientifico nas minhas afirmaçoes, quero apenas deixar aqui minhas duvidas e angustiasCabe a cada um procurar as respostas nas suas crenças seja ela qual for, refletir e tirar suas proprias conclusoes.

Um comentário:

  1. Peço a São Chiquinho ajuda para que minha gata Cacau volte , ela sumiu dia 03/05/2012. Não está acostumada na rua . Tenho medo de estar sofrendo ...

    ResponderExcluir

Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!

Nosso pedacinho do céu...