users online

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.ღ Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna! ღ

.

.


ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! Abraços fraternos!

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS!  Abraços fraternos!
As homenagens são publicadas conforme a disponibilidade de tempo. Se ela chegar sem foto e mensagem não poderei publicar. As homenagens são publicadas conforme a ordem de chegada no e-mail.

.

.

.

ღ NO MOMENTO AS HOMENAGENS ESTÂO SUSPENSAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

terça-feira, 14 de julho de 2009

A Morte do nosso Amigo

A Morte do nosso Amigo
.
O nosso animal, no final da sua vida, já nos terá proporcionado imensas alegrias. É nossa obrigação, portanto, garantir-lhe um fim digno, com atenção e carinho. E não é difícil: basta que deixemos que ele permaneça ao nosso lado, um dos poucos prazeres que lhe restarão na velhice. Quando se aproxima a despedida desta vida, o animal sabe-o por instinto. Não deve ser abandonado, mesmo que já não seja o mesmo animal bonito de antes; que tenha o pêlo a cair e um caminhar sem elegância, com a cabeça sempre pendente. O seu olhar será o único gesto que acompanhará os nossos passos. Lembremo-nos que dentro do seu peito cansado, ainda existe um coração, o mesmo que já vibrou com o som da nossa voz. E, quando chegar o fim, não nos devemos envergonhar, se chorarmos. Na verdade, nesse momento, acabamos de perder um amigo dedicado como poucos.
.
Substituindo um Animal de Estimação
.
Perder um animal de estimação pode ser bastante traumático. A maior parte das pessoas precisa passar por um perí­odo de lamentação antes de conseguir pensar em um novo animal. Na fase inicial, muitos proprietários sentem que não querem outro animal de estimação porque não agüentam o sofrimento de outra perda similar. Para muitos, este sentimento passa e, finalmente, saem à procura de um substituto.Antes de fazer isso, no entanto, é importante aceitar o falecimento de seu animal original. Se não fizer isso, pode ser difí­cil aceitar um animal novo. Ou seja, não é boa idéia amigos ou parentes darem um animal novo ao proprietário que está lamentando a morte de seu animal querido, a não ser que ele queira.
Para algumas pessoas, a vida sem um animal de estimação pode ser intolerável e precisam de um animal para substituir o falecido logo. Estas pessoas sentem que isso ajudará a superar a tristeza. Caso sinta-se desta forma, é um caminho perfeitamente aceitável .
Caso decida substituir seu animal, pense em como está sua vida agora, pode ser que esteja em condições diferentes das que estava quando adquiriu seu animal anterior. Uma raça diferente ou mesmo outra espécie pode ser melhor no momento. Também deve decidir se conseguirá lidar com o exercí­cio e treinamento de que um animal jovem necessita ou se seria uma idéia melhor pegar um adulto.
Finalmente, lembre-se de que o novato é um indiví­duo com sua própria personalidade. Vai demorar um certo tempo para que o relacionamento cresça e, inicialmente, pode ser difí­cil deixar de fazer comparações com o animal morto. Mesmo assim, com o passar do tempo, este novato, com suas caracterí­sticas próprias, irá encontrar um lugar em seu coração - tão especial quanto o do animal anterior.

8 comentários:

  1. chamou minha atenção que: quando o cão perde os pelos e sua cabeça tomba para o lado, pode ser sinal de despedida? Falo isso porque meu cãzinho, de apenas 5 meses e seus pelos estão caindo tem batidas aceleradas do cor! O veterinário fala que isto é normal, mas me preocupo, já perdi vários amiguinhos de estimação, todos eles quando partem deixa profunda dor.
    Depois sigo à risca seu comentário acima descrito.
    Processo lento e doloroso, deixar a dor acamar e ter novamente a companhia de outro animalzinho.
    É muito compensador a quem não dispõe de companhias 'tolerantes' como o ser"racional" de cãozinho, papagaio...
    Parabéns ao texto, infelizmente devo concordar com cada álavra sitada, cada vírgula!
    Esperamos até que a dor passe e entregamos o amor que fica, sempre fica à espera de outro animalzinho para recebê-lo.
    abraço.
    ermê

    ResponderExcluir
  2. Amiga Ermelinda
    Que bom que gostou do nosso Blog
    Procuro sempre informação para levar ate vcs!
    Sempre demora mas passa!
    E fica a Saudade!
    Vcs vão se encontrar!
    Receba o meu abraço apertado,
    beijos no coração!!!
    Rejane Montresor
    Capelinha de São Francisco

    ResponderExcluir
  3. Perdi meu amado cãozinho da raça Teckel em abril de 2007 e até hoje sinto muito essa perda. Já fiz tratamento com psiquiatra, tomei medicação mas sinto que não superei totalmente e ainda dói bastante.
    Tenho muita vontade de adquirir outro, igual ao que se foi, mas não o fiz com receio de passar novamente pelo mesmo trauma. Meu cão teve de passar por eutanásia depois de um problema de coluna que não foi resolvido nem com uma cirurgia. Sinto tanto não ter podido ajudá-lo a continuar vivendo feliz ao meu lado...
    É uma dor sem fim!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga Lola
    Entendo o que vc passa.
    Pra algumas pessoas a perda é muito dificil, não só com relação aos animais com humanos tb.
    Muitos não superam a perda de um ente querido, viverão suas vidas sentindo sofrimentos profundos,as dores não se transformarão em Saudades
    sentimento mais brando que te dá a tranquilidade
    de viver sem sofrer.
    Sabemos que a unica certeza desta vida é a morte, e com o animal sua espectativa de vida é menor , mas acredito sim que outro animal aliviaria essa dor. Aconteceu comigo, um sofrimento só até ter outro animalzinho em minha vida, hoje ela tem 11 anos e sei tb que vou sofrer novamente, agora trabalho melhor esses pensamentos.A comunidade e o Memorial me ajudam tb, trocamos dores e nos ajudamos. Tente!!
    Pegue um animalzinho e fique com ele alguns dias tipo "emprestado",e avalie seus sentimentos.
    Um coração como o seu tem o direito de ser feliz novamente!
    O sofrimento emocional é dado aos seres humanos,
    aos animais cabe o Amor e a fidelidade,eles passam por nossas vidas cumprem o seu papel e partem felizes por ter feito vc Feliz!
    Receba o meu abraço apertado.
    Desta Mãe que ama sua peludinha e vive cada momento de felicidade junto dela.
    Sem esquecer que lá na Ponte tem um lindo anjo que não esqueço nunca tenho muita saudade,
    que me vela e que nos veremos novamente!
    Beijos no seu coração!
    Rejane

    ResponderExcluir
  5. Laikinha!!! minha Estrelinha linda Já se passaram seis meses que vc partiu, e ainda doi muito e sempre irá doer.
    Sempre lembrarei de vc, vc se foi para longe dos meus olhos, mais continua para sempre no meu coração...
    Te amo muuuito...
    Fica em paz Pekena
    um dia nos encontraremos novamente...

    ResponderExcluir
  6. Meu nick, mamae te ama muito, jamais vou te esquecer, vc partiu tao cedo, e tao inesperadamente, nao consigo superar, mais sei que vc esta ao lado de deus, meu anjinho amado, nos estamos sofrendo muito, muito, mamae vai te amar sempre, sempre.

    ResponderExcluir
  7. A 3 anos perdi meu melhor amigo meu cão Thierry, hoje estou novamente passando pela mesma dor..hoje foi o meu gato Pierre.
    Sei que essa dor vai passar e que vai ficar somente as lembranças boas que esses dois anjinhos trouxeram a minha família.
    O amor mais puro que temos são deles.
    Obrigado por terem feito parte da minha vida...amo vocês !

    ResponderExcluir
  8. Perdi meu anjinho de 4 patas no sábado dia 03/12/2011. Lady mamãe te ama muito, obrigada por tudo, por me fazer tão feliz. Tá muito difícil ficar sem vc, tá doendo muito.Como eu queria ter mais um dia com vc, pra fazer tudo o q vc mais gostava,te amo muito!!!

    ResponderExcluir

Saudade lembrada, saudade sentida, saudade hoje e para o resto da vida...saudade eterna!

Nosso pedacinho do céu...